Com o verão e os dias longos, a vontade de jantar fora aumenta! No entanto, a tarefa de escolher um vinho num restaurante pode ser díficil, confusa e, por vezes, stressante. Embora o vinho a escolher possa depender da ocasião, deixamos-lhe um guia para que este momento seja mais fácil. Siga estas 6 dicas:
1. Quanto quer gastar? 💸
O primeiro passo que deve tomar é perceber qual o valor que quer pagar pelo vinho, e se pretende optar por garrafa ou copo. Este passo permite-lhe filtrar os vinhos que estejam dentro do seu budget, eliminando logo algumas opções.
2. Com quem vai partilhar o vinho? 🍷
Independentemente do número de pessoas que o acompanham na ocasião, importa ter em conta quantas desejam partilhar o vinho consigo. Pergunte aos seus amigos se gostam mais de branco, tinto, ou rosé, vinhos tranquilos ou espumantes e qual a região vínica que preferem. Isto fará com que o vinho escolhido seja do agrado de todos.
3. Qual o prato que vai escolher? 🌮
O prato que vai escolher deve ser tido em conta na hora de selecionar o vinho. Na hora de harmonizar, a escolha pode tornar-se um pouco complicada, portanto recomendamos que opte, por exemplo, por um vinho espumante bruto, pois a sua boa acidez harmoniza com a maioria dos pratos. Os vinhos tintos com boa acidez, taninos macios, corpo médio ou de leve para médio, são também exemplos fáceis de harmonizar, bem como os vinhos brancos frutados, com boa acidez, corpo leve ou médio.
4. Perceba se o vinho está em boas condições
Como? Observe a rolha! Se o vinho não for aberto na sua presença, peça para ver a rolha. Se ela estiver ressequida, partida ou danificada, pode indicar que o vinho pode apresentar algum problema ou que não foi guardado da melhor forma.
Observe, cheire e prove o vinho antes que ele seja servido aos seus acompanhantes. Veja se ele está limpo e brilhante, perceba se não tem odores estranhos (a vinagre, a rolha, etc.), e verifique se o vinho não está quente (se estiver, peça para trocar).
5. Acompanhe com água 💧
Nunca peça um refrigerante para acompanhar o vinho. Acompanhar com água, com ou sem gás, é sempre melhor solução.
6. Desfrute do momento e da companhia!
Parabéns pelo site!
Este site está a começar muito bem.
Gostei muito destas dicas, além de saber algumas , também acabei por aprender outras .
Aprendi a apreciar vinhos , e por isso sigo a página pt wine e agora vou seguir este site 😊😉.
O mundo do vinho é realmente muito interessante e apaixonante! Continue a seguir-nos desse lado, Maria!
Siga-nos também nas nossas redes sociais:
Instagram
Facebook